História

A nossa história

Fundada em 2007, a Associação Vitamimos SABE – Saúde, Ambiente e Bem-Estar é uma associação sem fins lucrativos, com sede no concelho de Cascais, que conta com mais de 10 anos de experiência na implementação e dinamização de programas promotores de saúde a nível nacional.

A criação da Associação Vitamimos foi motivada pela elevada prevalência de obesidade infanto-juvenil e a necessidade de reforçar os programas promotores de saúde com componente experimental em meio escolar. Assim, de forma a multiplicar as iniciativas de combate à obesidade infanto-juvenil, em 2011, foi inaugurado o Centro de Educação Alimentar Vitamimos. No Centro de Educação Alimentar conta com uma equipa de nutricionistas que implementa programas de promoção de saúde em contexto escolar, com vista ao aumento da literacia em saúde e à capacitação dos mais jovens para a construção de um projeto de vida saudável. Está sediado no Jardim da Quinta da Alagoa, em Carcavelos, onde tem instalada uma cozinha que permite a realização de sessões de educação e workshops de culinária saudável, viabilizando a componente prática das sessões de educação alimentar para crianças, famílias ou grupos escolares.

Todavia, embora tenha começado a sua atividade tendo como foco principal a população mais jovem, ao longo destes anos tem igualmente dinamizado programas de promoção de saúde junto da comunidade para diferentes públicos-alvo, desde jovens adultos a idosos, adaptando os seus programas aos problemas sociais de cada comunidade, com o intuito de promover a inclusão social e equidade em saúde.