Projetos

PROJETOS

O programa Eco-Chef visa sensibilizar os alunos do ensino básico para a importância de fazer escolhas alimentares saudáveis e, simultaneamente, agir de forma a proteger o ambiente. A promoção da alimentação saudável surge associada à promoção de condutas que contribuem para a sustentabilidade ambiental, numa lógica de eco nutrição, económica e ecológica. Os dados alarmante da obesidade infantil e a pressão ambiental com vista à segurança alimentar de uma população crescente fundamentam a intervenção. Fruto de parceria com a Plataforma de Saúde na Escola da Câmara Municipal de Cascais, a iniciativa baseia-se na metodologia da Educação pelos Pares.

O Projeto Chefs de Saúde é um projeto promotor de saúde que visa melhorar a saúde através da adoção de comportamentos salutogénicos. Destina-se a crianças do 1º ciclo do ensino básico e pretende acompanhá-las ao longo desse ciclo de ensino, uma vez que a promoção da saúde deve ser um processo continuado. Em cada ano de escolaridade, a temática da alimentação saudável cruzará com outra temática fundamental para a saúde, como o sono, a higiene, a atividade física e os sentimentos. Numa altura em que as doenças relacionadas com a alimentação são apontadas com as dez principais causas de mortalidade e morbilidade pela Organização Mundial da Saúde, é fundamental apostar na prevenção e na capacitação das populações para a adoção de estilos de vida saudáveis. Este projeto encontra-se enquadrado no Social Lab da Fundação EDP.

O World Carrot Lollipop é um projeto internacional da Vitamimos e da SABE, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, que visa sensibilizar para a problemática da obesidade e da diabetes. As cenouras, geralmente muito apreciadas, constituem uma alternativa doce e podem constituir um exemplo simbólico para o combate ao atual consumo excessivo de açúcar. Este movimento convida crianças, jovens, familiares ou amigos de todo o mundo a juntarem-se a esta causa, enviando a sua fotografia com os conhecidos “Chupas de Cenoura”. A partilha das fotografias pode ser feita via redes sociais com as hashtags #carrotlollipop #vitamimos.

Se estiver interessado em participar num dos nossos projetos, não hesite em pedir mais informações. Contacte-nos!