Eco-Chefs

Objetivos: Promover hábitos alimentares saudáveis, associados à educação para um consumo consciente e à promoção de condutas que contribuam para a sustentabilidade ambiental.

População – Alvo: Alunos 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico.

Descrição sucinta do projeto: As prioridades desta intervenção assentam na sensibilização para escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes durante as aquisições das refeições no bar da escola e na formação de brigadas “Eco-Chefs”, que serão embaixadores da alimentação saudável e que deverão dar continuidade a esta ação na comunidade escolar.

Este projeto baseia-se na utilização da metodologia da Educação pelos Pares, que é o método mais eficaz quando se aposta em estratégias de prevenção primária e se pretende promover determinados hábitos em crianças e jovens. Pretende-se dar formação a turmas de alunos do 3º ciclo ou ensino secundário, que ficarão aptos a intervir junto dos seus pares mais novos do 2º ciclo, em atividades que promovam a saúde e que visem, motivar para a adoção de comportamentos de consumo responsável e amigos do ambiente. Após esta fase de formação, prevê-se que os alunos formados se voluntariem a organizar e criar brigadas “Eco-Chefs”. Essas brigadas de voluntários receberão uma nova formação, mais específica, para que adquiram as competências necessárias para a dinamização das sessões com os colegas do 2º ciclo. Com esta formação as brigadas ficarão aptas para assumirem o papel de embaixadores da alimentação saudável.

Considerações: Antes da pandemia do COVID-19, as atividades eram desenvolvidas em sessões presenciais. De momento, foram adaptadas ao ensino à distância tendo a opção do formato sincrono – sessão live a partir do Centro de Educação Alimentar Vitamimos – e assíncrono, através do acesso a uma plataforma desenvolvida para o projeto, com o vídeo das sessões pré-gravadas e diversos conteúdos lúdico-educativos.