Crescer Saudável

Entidade Promotora: Câmara Municipal de Cascais

Parcerias: Vitamimos, Mundo a Sorrir, Agrupamentos de Escolas do concelho de Cascais, ACES Cascais, Associação PREVENIR, APSI, Instituto Português do Sangue.

Objetivos: Contribuir para o desenvolvimento da criança e das suas competências no que respeita à importância de fazer escolhas saudáveis, através de uma intervenção integrada em torno da atividade física, alimentação saudável, saúde oral e segurança infantil.

População – Alvo: Alunos 1º ciclo do ensino básico.

Descrição sucinta do projeto: O Programa “Crescer Saudável” é dirigido aos alunos 1º ciclo do ensino básico e contempla o universo das escolas públicas do concelho de Cascais. Assenta numa lógica aglutinadora de várias áreas temáticas da promoção da saúde como seja a prática de exercício físico, alimentação saudável, higiene oral e segurança infantil, entre outros, sendo que as turmas do 1º e 2º ano, terão um maior enfoque na saúde oral e nas turmas do 3º ano e 4º ano na alimentação saudável. As atividades são dinamizadas técnicos especializados das entidades da Vitamimos, Mundo a Sorrir, APSI e outros parceiros da Plataforma Saúde na Escola.

Antes da atual conjuntura resultante do COVID-19, as atividades eram desenvolvidas em sessões presenciais. De momento, foram adaptadas ao ensino à distância tendo a opção do formato sincrono – sessão live a partir do Centro de Educação Alimentar Vitamimos – e assíncrono, através do acesso a uma plataforma desenvolvida para o projeto com o vídeo das sessões pré-gravadas e diversos conteúdos lúdico-educativos.

Não obstante, continua a existir uma constante articulação com cada professor titular de turma, sendo ainda disponibilizado a todos os alunos participantes como material de suporte uma caderneta de atividades “Crescer Saudável”, por ano de escolaridade. Através deste material os conteúdos são consolidados de forma lúdica, com recurso a destacáveis e autocolantes, numa lógica de jogo.